domingo, agosto 08, 2010

Lembranças

Agora já não é tristeza, é ausência de felicidade, não é dor, é saudade. Eu tava olhando o significado dessa palavra que dói tanto, saudade. No dicionário, a definição é, “Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas.” Mas a verdade é que pra cada pessoa, essa palavra tem um peso único. A saudade é sempre a mesma, mas pode aparecer de forma diferente. Tudo depende da intensidade e do momento em que ela surge.

Eu acreditava que saudade, era saber que alguém que eu amava muito, estava longe de mim e que nosso reencontro demoraria muito. Agora, saudade é saber que essa pessoa não vai me esperar chegar. Eu achava que quando eu sentisse saudade eu poderia ligar e perguntar sobre a vida, os amigos os amores. Hoje eu penso que, saudade é ter esse alguém muito mais distante e nunca mais receber notícias do seu paradeiro.

A intensidade da saudade aumentou e o momento mudou. E quem disse que a vida da gente não muda? E quem tem o poder de saber o que é certo ou errado? A realidade dói, a vida dói, a saudade dói. Mas a lembrança não. A lembrança do sorriso, das manias, das brincadeiras, do cheiro, do sotaque. Lembrar de tudo isso, vivifica uma cena, uma história, um momento. E lembrar reafirma uma só coisa, que foi importante.

Quem é que se esqueceu do gosto daquela comida que há tantos anos não se encontra? Quem é que se esqueceu do brinquedo preferido quando era criança? E da professora do jardim de infância? Quem é que se esqueceu do primeiro amor? Do primeiro beijo? Do(a) primeiro namorado(a)? Quem não se lembra de uma briga com o pai? E que depois se transformou em lágrimas e pedidos de desculpas? Quem é que consegue se esquecer de pessoas marcantes, objetos marcantes, filmes marcantes, fatos marcantes? Quem é que esquece de si próprio? As minhas lembranças formaram a pessoa que sou.

Escrevendo esse texto, me lembrei de tantas pessoas, que já fizeram parte da minha vida e que hoje não tenho mais contato. Me lembrei de tantos momentos, que por hora pareciam insignificantes e que hoje são recordados como os melhores que já vivi. Senti muita saudade, ri sozinha, senti nostalgia, e tristeza. Tristeza por sentir tanta falta daqueles que já foram, de coisas que não voltam mais.

Tanta coisa aconteceu esse ano e agora eu realmente dou valor no que já me falaram um dia. Se você tem saudade de alguém e esse alguém ainda pode saber disso, diga a ele o quanto ele te faz falta. Não ligue amanha, não visite amanha, não beije ou abrace amanha. Não deixe que as pessoas que você ainda tem acesso, se transformem somente em lembranças. Lembrar é bom demais, mas, se juntos, vocês ainda podem viver algum momento, realizar alguma ação, aproveite! No futuro esse alguém poderá ser a sua melhor lembrança e a sua maior saudade.

Recordar é bom demais. Mas, sinceramente? Eu prefiro viver.

5 comentários:

  1. Ameeei pitica! Voce cada dia se superando, ne. Quanto talento que voce escondia de todos nós.. Ainda bem que finalmente resolveu criar esse blog e postar seus maravilhosos textos! Beijos

    ResponderExcluir
  2. É uma saudade que dura todos os dias, parece não ter fim ;/

    ResponderExcluir
  3. amei o texto...e concordo...as vezes me pego pensando em coisas que tinha e que hj nao tenho...e sofro...por isso que prefiro nao pensar e VIVER!

    ResponderExcluir
  4. Lindo Marianna!Concordo com vc em tudo que escreveu.
    Cada dia mais me preocupo em viver tudo que tenho direito,com responsabilidade é claro.Digo a todos que amo e assim me sinto aliviada.
    Deus continue te abençoando!Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Ola, lindo o seu texto. Engracado como que as vezes bate um desespero incontrolavel, da uma vontade de nao conhecer mais ninguem com medo de perder essa pessoa a qualquer momento. Voce ja sentiu isso? Sei la.. Mas ai vemos que sao nessas horas que vale a pena arriscar, e viver tudo o que possamos antes que a chance va embora.
    Obrigada pelas lindas palavras as quais me proporcionaram mais um momento de reflexao.
    Debora Motomatsu

    ResponderExcluir